CURSO 1

Manuseios e Adequações de Atividades Funcionais

Data: 03 e 04/06/2023, sábado e domingo, das 8h30 às 18hs – Presencial

Aulas teóricas on-line a partir de maio/2023

Informações e Inscrições

Curso em São Paulo:

WhatsApp: (11) 91209-0503 (11) 96420 2871

Contato:contato@braincite.com.br

Investimento:
Estudantes do último ano de fisioterapia ( com comprovante): Lote 1 R$ 2900,00 ( até 31/03/23); lote 2 R$ 3.020,00 ( até 30/04/23); lote 3 R$ 3.200,00 ( até 30/05/23) - todos os valores podem ser parcelados no cartão de crédito.
Profissionais fisioterapeutas: Lote 1 R$ 3.200,00 ( até 31/03/23); Lote 2 - R$ 3.400,00 ( até 30/04/23); / lote 3 - R$ 3.600,00 (até 30/05/23) - todos os valores podem ser parcelados no cartão de crédito.
Valores especiais para grupos de 5 pessoas.

Incluso LIVRO sobre Paralisia Cerebral versão PDF, Apostila e Coffee Break.
Apenas 16 vagas – Com certificado

Local:

Avenida Paes de Barros, 3399 (Condomínio The Place Office), Mooca/Vila Prudente, São Paulo, SP, CEP 03149-100, Salas 23 e 24.

titulo cursos

Videoaulas: Base Teórica

Desenvolvimento normal e mutacional do sistema nervoso

(Prof. Ms. Claudia Eunice Neves de Oliveira)

Assuntos Abordados:

Estágios do Desenvolvimento intra-uterino.

Desenvolvimento em nível celular.

Sinaptogênese.

A influência dos fatores genéticos, do micro-ambiente fetal e do ambiente externo no desenvolvimento do sistema nervoso.

Más-formações corticais.

Paralisia Cerebral

(Prof. Ms. Camila Alberissi)

Assuntos Abordados:

Histórico, Definição, Epidemiologia e Fatores de risco da PC;

Classificação da PC;

Diretrizes para a promoção da saúde.

Desenvolvimento Motor

(Prof. Ms. Zodja Graciani)

Assuntos Abordados:

Modelos de estudo

Habilidades Motoras e Marcos referenciais

Fases Reflexiva e rudimentar

Fase Motora fundamental

Fase Motora Especializada

Movimento Funcional e CIF

(Prof. Ms. Zodja Graciani)

Assuntos Abordados:

Funcionalidade e Saúde

Taxonomia do movimento funcional

CIF

AULAS PRÁTICAS (com demonstração e atendimento de pacientes)

(Prof. Dr. Carlos Monteiro, PhD)

Primeira parte: MANUSEIOS DE ATIVIDADES FUNCIONAIS

Apresentação das diferentes propostas de manuseios para viabilizar atividades funcionais de mobilidade na criança com alteração da postura e movimento, com explicações teóricas e vivência prática com participação de pacientes.

Assuntos Abordados:

Pontos de apoio manual: neste momento serão apresentadas formas de segurar, apoiar e/ou auxiliar na realização de atividades funcionais de mobilidade. Para tanto, utilizar-se-á segmentos do corpo, seja o tronco, braço, perna ou outro segmento apropriado para auxiliar na transferência e locomoção.

Reações posturais normais:equilíbrio, endireitamento e proteção. Definição e propostas terapêuticas de como utilizar reaçõeses posturais para beneficiar a mobilidade da criança com Paralisia Cerebral.

manuseio de atividades básica fundamentais:como utilizar manuseios adequados no momento que a criança realiza diferentes tarefas.

direcionamento de movimento:como utilizar a direção do movimento e a posição dos objetos para propiciar função motora.

Segunda parte: ADEQUAÇÃO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS

Apresentação de diferentes possibilidades de adequar atividades funcionais da mobilidade na habilitação física da Paralisia Cerebral.

Assuntos Abordados:

posicionamento do paciente com alterações da postura e movimento.

o Utilização de material adequado.

o Adaptação dos meios e materiais disponíveis pessoais e ambientais para melhorar o desempenho físico na Paralisia Cerebral.

o Banco com rolamento: diferentes possibilidades de segurar a criança.

adaptação da atividade.

o Utilização de rolos, cunhas e bolas para auxiliar o manuseio e adequar tarefas de habilitação física.

Terceira parte: APRENDIZAGEM MOTORA

Utilização dos conhecimentos de aprendizagem motora na organização de um programa de tratamento fisioterápico eficaz.

Assuntos Abordados:

Classificação das habilidades motoras: muscular, temporal, ambiental, intencional e atenção.

Estruturas da prática: compacta, distribuída, aleatória, bloqueada, constante e variável.

Fatores que influenciam na adaptação da tarefa.

Apresentação, definição e relação clínica de: habilidade motora, desempenho motor, capacidade motora, tarefa, atividade, comportamento motor (aprendizagem, desenvolvimento e controle motor).

Fatores que influenciam na prática: feedback, observação, orientação, estabelecimento de metas e antecipação.

Ministrante:

Prof. Dr. Carlos Monteiro, PhD.

Graduação em Fisioterapia (1993) e Educação Física (1987), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Makenzie (2001), Doutor em Ciências na área de Neurologia pela Universidade de São Paulo (2007), Pós-doutorado pelo departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2012-2014) com estágio na Vrije University (Holanda-2013) e no Neuromodulation Center at Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School (2014). Livre docente pela Universidade de São Paulo (EACH/USP-2016). Professor visitante (2018) do Oxford Institute of Nursing, Midwifery and Allied Health Research, a collaboration of Oxford University, Oxford Brookes University, Oxford University Hospitals and Oxford Health NHS Trust- Oxford-UK. Professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade, função motora grossa, independência física, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e principalmente desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.

Curriculum disponível em: :
http://lattes.cnpq.br/7155249367394645



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